
Unipersonal Desenvolvimento & Associados


Assessment de Executivos
Ferramenta estratégica para identificação de talentos e desenvolvimento de profissionais como suporte do Pipeline de liderança
Trata-se de uma ação estratégica, educativa, no campo da gestão de recursos humanos, que tem como finalidade realizar um diagnóstico sobre o grau de competências presentes e potenciais entre profissionais e orientá-los na sensibilização individual para busca consciente de aspectos faltantes no perfil profissional que necessitam ser desenvolvidos. Serve também como instrumento importante para definir as necessidades de desenvolvimento individuais e de grupos de trabalho.
Proporciona à organização cliente, através de um processo inventariado e de entrevistas, ter à mão um mapa de competências profissionais e de gestão disponíveis. Gerenciado cuidadosamente como processo organizado e moderno de gestão de pessoas, ele pode ajudar administradores a planejar e satisfazer a necessidade do presente e futuro da organização, observando o contexto do negócio e da sua sustentabilidade. Sintetiza, por assim dizer, um processo estratégico de gestão de carreira e sucessão orientado para a retenção do capital humano.
Entre outros objetivos, o assessment permite ao profissional, como sujeito do processo, obter diretamente um feedback rico e orientado que serve de estímulo à busca de habilidades deficientes por si mesmo, com a finalidade de melhorar e contribuir de maneira significativa à empresa e como realização profissional e pessoal, que vai além do contexto empresarial. Esta trilha representa um grande desafio , uma viagem que requer, sem dúvida, determinação e persistência de si mesmo.
O modelo inclui o desenvolvimento e elaboração de um plano de ação que sustenta a iniciativa no médio e longo prazo.
Nossa metodologia como consultoria na abordagem requer conhecer o negócio como um todo e a cultura organizacional. À partir de um consenso sobre o modelo customizado, define-se o passo a passo e os instrumentos que melhor se adaptam à organização, com a participação essencial dos parceiros e interlocutores do projeto.
Figura 1.

Figura 1.
